6 Substitutos naturais de açúcar

publicidade

O excesso de consumo de açúcar tem sido apontado como altamente prejudicial a vários níveis. Cada vez mais ligado a variadas doenças, sabemos hoje, por exemplo, que as células cancerígenas se alimentam também de açúcar. Paralelamente, também sabemos que níveis altos de consumo de açúcar nas crianças, provocam comportamentos mais agitados e até mau humor.
Mas, talvez, o factor mais preocupante seja mesmo o carácter viciante do açúcar. Quem consome açúcar com frequência já teve algum momento em que se sentiu irritada ou mal disposta e corre a comer algo doce. Por vezes, essa sensação é o organismo a pedir para repor uma substancia a que o habituámos e que não é necessariamente boa para ele.

A dose recomenda-se de consumo de açúcar são duas colheres de sopa por dia, no entanto, esta dose é facilmente ultrapassada até pelo açúcar que existe noutros produtos que consumimos e que nos esquecemos de verificar o teor de açúcar. São tantos, que se começássemos a reparar íamos ficar preocupados.

O problema maior até é acabarmos por consumir, na maioria das vezes, açúcar refinado que é um açúcar que passa por um tipo de processamento que faz com que perca as suas propriedades e nutrientes, acabando por nos fornecer calorias que são convertidas diretamente em gordura.

A solução para diminuir os níveis de açúcar no organismo pode passar, por exemplo, por consumir outros substitutos mais saudáveis. Deixamos em baixo algumas sugestões.

Valor nutricional do açúcar (100 g):
Calorias: 387
Carboidratos: 100 g
Proteínas: 0 g
Fibra: 0 g
Gorduras: 0 g

1 – Xarope de Agave

É um alimento rico em nutrientes. Contém minerais, potássio, vitaminas E e C, ferro, sódio e outros oligoelementos, atributos que o açúcar refinado não possui. Não contem glúten nem lactose. Além disso, o Xarope de Agave possui um índice glicêmico muito baixo em comparação ao açúcar refinado. Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, maior será o nível de açúcar no sangue.

Valor nutricional (100 g):
Calorias: 310 g
Carboidratos: 76,4 g
Proteínas: 0 g
Fibra: 0 g
Gorduras: 0 g

2 – Rapadura

A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. É considerado um alimento com maior valor nutritivo que o açúcar refinado pois, enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui outras substâncias nutritivas em sua composição.

Valor nutricional (100 g):
Calorias: 351 g
Carboidratos: 80 g
Proteínas: 0,7 g
Fibra: 0,27 g
Gorduras: 0,14 g

3 – Estévia

Trata-se de um edulcorante de origem natural com 40 a 300 vezes o poder adoçante da sacarose ou açúcar comum, não sintético, ao contrário do ácido clicâmico, o aspartame ou a sacarina. Tem sabor agradável e não apresenta gosto residual.

Valor nutricional (100 g):
Calorias: 0 g
Carboidratos: 100 g
Proteínas: 0 g
Fibra: 0 g
Gorduras: 0 g

4 – Mel

O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.

Valor nutricional (100 g):
Calorias: 304 g
Carboidratos: 82 g
Proteínas: 0,3 g
Fibra: 0,2 g
Gorduras: 0 g

5 – Açúcar de côco

O açúcar de côco é obtido através da seiva encontrada dentro do coqueiro. Para obtê-lo, é preciso fazer um corte na flor do coqueiro. A seiva líquida recolhida passa por um aquecimento e é desidratada através do calor, o que resulta em cristais usados para adoçar alimentos.

Valor nutricional (100 g):
Calorias: 379 g
Carboidratos: 93,1 g
Proteínas: 1,6 g
Fibra: 0,2 g
Gorduras: 0 g

6 – Xarope de Ácer

Xarope de ácer ou xarope de bordo, conhecido como maple syrup e sirop d’érable nos Estados Unidos e no Canadá, é um xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer. O xarope tem quantidades consideráveis de zinco e manganês. Em cada 100g do xarope, é possível ingerir 44% e 157% de valores diários respectivamente dessas substâncias. Também é rico em aminoácidos. O açúcar feito de maple é menos calório que o de cana-de-açúcar.

Valor nutricional (100 g):

  • Calorias: 260 g
  • Carboidratos: 67 g
  • Proteínas: 0 g
  • Fibra: 0 g
  • Gorduras: 0,1 g

 

Lembre-se, é importante consultar sempre o seu médico antes de qualquer alteração da sua alimentação.

 

publicidade