8 dicas úteis na cozinha!

publicidade

Preparar refeições pode ser uma fonte de prazer e amor mas, sobretudo no dia-a-dia, pode ser também uma fonte de stress e um gastar de tempo que por vezes não temos. Por isso torna-se tão importante encontrar um conjunto de estratégias e até atalhos que nos permitam continuar a cozinhar com gosto mas também poupar tempo e energia.

A pensar nisso juntámos aqui algumas dicas que podem ajudar a ser mais eficiente na sua cozinha.

1 – Usar formas de queques ou empadas para servir vários molhos à mesa.

É uma solução muito fácil e evita de sujar vários recipientes com os vários molhos. Terminando, é só colocar na máquina de lavar que ela faz o trabalho por si.

2 – Amolecer manteiga

Por vezes temos aquela receita que leva manteiga amolecida mas não temos nenhum pacote de manteiga fora do frigorífico. Levar a manteiga ao micro e ao lume, leva algum tempo e temos que esperar que a manteiga arrefeça para a poder depois usar.
Experimente esta dica, aqueça um copo com água a escaldar, esvazie e coloque-o por cima da manteiga. Isto vai criar o calor necessário para a manteiga perder o frio e poder ser facilmente trabalhada.

3 – Congelar carne picada espalmada

Esta é uma dica muito fácil e que na realidade só não a usamos mais vezes porque não pensamos muito no assunto. Por norma, temos tendência para congelar a carne picada em bocados grandes e muito altos. Isto dificulta muito depois o processo de descongelamento.
Experimente espalmar a carne e colocá-la num saco de plástico selado. Vai ver que ao descongelar ganha imenso tempo.

4 – Cozinhar hambúrguer mais rápido

Cozinhar hambúrguer é algo muito habitual em todas as casas. O que talvez não saiba é que se pressionar ligeiramente no centro do hambúrguer, fazendo uma pequena concavidade ele vai cozinhar muito mais facilmente e rápido.

5 – Cortar fatia de bolo sem de desfazer

Se fez um daqueles bolos maravilhosos mas tem receio que se desmanche ao cortar, experimente passar uma faca grande por água bem quente e depois de a secar, cortar uma fatia de bolo. Verá como corta sem trazer bocados de bolo agarrados e deixando uma fatia de bolo linda.

6 – Controlar a acidez do limão

Quando usamos limão nem sempre é fácil controlar o nível de acidez e por vezes acabamos por levar mais tempo a conseguir os resultados que queremos. Uma das formas de controlar a acidez é cortar o limão e ver o tipo de casca que tem. Certamente já reparou que existem limões que têm uma camada maior da parte branca que liga o exterior ao interior do limão. Esta é uma das formas de perceber o nível de acidez do limão, já que quanto mais fina for essa camada, mais ácido é o limão.

7 – Separar claras e gemas

Se é daquelas pessoas que perde imenso tempo a separar gemas das claras e acaba sempre por misturá-las, então experimente um destes truques. Use um funil ou uma colher grande com aberturas e coloque um recipiente em baixo. A clara vai escorrer e ficará com apenas com a gema.

8 – Cozinhar em frigideira bem quente

A frigideira é um dos utensílios que mais usamos na cozinha e a forma de a usar pode atrasar ou acelerar o processo de cozinhar. Muitas vezes, entre o preparar e temperar a comida acabamos por neglicenciar a frigideira e só a colocamos ao lume na altura de cozinhar. Este é um erro que pode atrasar imenso o tempo de cozinhar o alimente e chegar mesmo a estragar o produto final. Aqueça sempre a frigideira com antecedência para que esteja bem quente quando colocar os alimentos.

 

publicidade