Como tratar cabelo oleoso causas

Os diferentes tipos de cabelo diferem de pessoa para pessoa e existem vários factores na raiz da questão mas, de uma forma geral, são os factores genéticos que se mostram mais determinantes. No entanto, outros tantos factores podem ajudar a piorar ou melhorar as caracteríscas de cada cabelo.
O cabelo oleoso pode ser um pesadelo quando se pretende obter um visual cuidado e saudável.Tal como nos outros tipos de cabelo, a propensão para cabelo oleoso é algo muito particular em cada pessoa mas esta condição obriga a cuidados especiais.
Sabemos hoje que o stress e as alterações hormonais desempenham um papel fundamental na quantidade de oleosidade que produzimos mas estes são os factores mais dificeis de controlar e acerca dos quais se torna mais díficil agir. Outros factores que podemos controlar mais eficazmente são:

1 – Alimentação com alto teor de gordura

Se a sua alimentação é muito rica em gordura, fritos, fast-food, manteigas, queijos, etc, provavelmente o seu cabelo vai tornar-se ainda mais oleoso, já que este tipo de alimentação tem tenência para alterar o equilibrio natural do nosso metabolismo e, consequentemente, o funcionamento dos folículos capilares.

Além disso, investir em alimentos ricos em Vitamina A, Biotina, Silicio, Zinco, Betacaroteno, ômega-3, aminoácidos e colágeno
ajuda a fortalecer os fios, o que contribui para a saúde do cabelo.

2 – Lavar o cabelo com água muito quente

Outra forma de aumentar a oleosidade do cabelo é lavar o cabelo com água muito quente. Se tem cabelo oleoso, o ideal é lavá-lo sempre com água morna ou fria. Aplique o mesmo princípio ao secar o cabelo com o secador. Temperaturas altas devem sempre ser evitadas.

3 – Mexer frequentemente no cabelo com as mãos.

Evite passar as mãos muitas vezes no cabelo. Em primeiro lugar o hábito de puxar o cabelo para trás ou para o lado estimula mais a produção de sebo no couro cabeludo. Por outro lado, ao passar a mão no cabelo está a passar para ele a sujidade que normalmente acumulamos nas mãos. O melhor mesmo é deixar as mãos longe do cabelo.

4 – Lavar o cabelo dias seguidos.

Quem tem cabelo oleoso tem que se habituar a lavá-lo na medida certa. Se ficar muitos dias sem lavar o cabelo a tendência é a criar mais oleosidade mas se lavar todos os dias, também não melhora. O ideal é lavar dia sim, dia não.

5 – Uso excessivo de condicionador

Este é um erro que muitas pessoas cometem e que, no caso do cabelo oleoso, pode sair muito caro. A verdade é que se tem cabelo curto e não precisa de desenbaraçá-lo, muito provavelmente nem precisa de usar condicionador. Se o usa com a ideia de hidratar o cabelo o melhor é usar outros produtos especificamente para hidratação. Se tem o cabelo comprido, então aplique condicionador apenas nas pontas.

6 – Usar cremes e outros produtos sem enxaguar

Outro factor que pode ter muito impacto em quem tem cabelo oleoso é não enxaguar bem o cabelo após a aplicação de algum produto. Mesmo dos que dizem para não se enxaguar. Os resíduos que permanecem no cabelo após a lavagem são uma das causas apontadas como podendo criar mais oleosidade e gerar a proliferação de vários fungos. O problema é que estes resíduos vão obstruir os poros de saída das glândulas no couro cabeludo e esta obstrução pode levar a que se desenvolvam dermatites. Também, como a obstrução das glândulas não acontece por igual no couro cabeludo, leva a que as zonas que não estão obstruídas desenvolvam mais óleo para tentar compensar.

Infelizmente, os vários tratamentos caseiros que a internet oferece, como limão, vinagre ou álcool,  são desaconselhados pelos dermatologistas, já que o efeito deles é de secar os fios de cabelo, podendo levar até a dermatites de contacto.

Assim, a melhor forma que tem de controlar os níveis de oleosidade do seu cabelo é ter atenção aos factores que aqui enumerámos e manter uma higiene adequada ao seu tipo de cabelo