Como Fazer Batata Gratinada Com Queijo No Forno

publicidade

Um clássico da cozinha que pode servir de acompanhamento ou servir de prato principal, conforme a vontade do momento. É um prato fácil de fazer e que pode ser personalizado conforme o gosto pessoal de cada um, alterando o tempero ou acrescentado queijos específicos ou mesmo alguns legumes. Se nunca preparou umas batatas gratinadas, não sabe o que tem perdido e certamente, depois de experimentar, vai querer repetir esta receita vezes sem conta.

Ingredientes:

900 gramas de batata cortada bem fininha
¾ xícara de mozarela ralado
3 colheres de sopa de Natas
2 dentes de alho picados finamente ( 3 se não forem grandes )
½ colher de sopa de alecrim picado finamente
sal qb
pimenta do reino qb
manteiga ou azeite para untar tabuleiro

Preparação:

Coloque as batata, já cortadas em rodelas finas, num recipiente com água gelada durante 10 minutos. Passado esse tempo, deite a água fora e repita o processo mais duas vezes. Pode saltar este passo mas deixar as batatas em água bem fria retira o amido da batata e ela fica mais estaladiça e menos borrachosa.

Noutro recipiente, coloque as natas, o alecrim, o alho e tempere com sal e pimenta. Misture tudo bem.

Com a ajuda de um pano, retire e excesso de água das batatas e junte-as ao preparado anterior, envolvendo bem o preparado e as batatas. Mexa com cuidado para manter as batatas inteiras.

Barre um tabuleiro ou travessa com manteiga ( pode usar azeite se preferir ) e espalhe as batatas pelo tabuleiro. Pode espalhá-las de várias formas, conforme a configuração do tabuleiro e o desenho final que pretende.  Despeje o que sobrou do preparado por cima das batatas.

Cubra com papel de alumínio e leve ao forno ( pré-aquecido ) a 230c durante 1 hora.

Passado 1 hora, retire a travessa do forno e espalhe o queijo por cima uniformemente. Leve novamente ao forno por mais meia hora, agora sem o papel de alumínio.

Dica:
se for amante de queijo pode juntar outros queijos da sua preferência à mozarela. Parmesão e Gruyere são queijos que vão muito bem.
Também pode polvilhar com algumas ervas depois de pronto.

 

 

publicidade