Como Fazer Caramelo Passo a Passo

publicidade

Aprender como fazer caramelo líquido é indispensável para quem lida com doçaria, seja numa base profissional ou por simples prazer de fazer doces. No entanto, ao fazer caramelo pode não obter o resultado pretendido se não acautelar alguns procedimentos e saltar algum dos passos do processo. Chama-se caramelo quando o açúcar atinge o seu ponto mais quente e iniciar o processo de caraterização. Quanto mais tempo prolongar o processo, mais escuro e forte ficará o seu caramelo. Para conseguir um caramelo sempre prefeito, basta seguir todos os passos que explicamos em baixo.

1.Para 250 g de açúcar, junte 0,5 dl de água ( manter a proporção caso faça mais ou menos caramelo  )

2. Não mexa o açúcar, deixe-o derreter simplesmente. A calda de açúcar começa a fazer-se mais rápido se não mexer o preparado.

3.Passado 1 minuto, deverá obter uma calda que estará no chamado “ponto de pérola”. Este ponto é assim designado porque ao retirar um pouco da calda com uma colher e deixá-la escorrer, formará uma pérola com o fio da calda.

4. Mantenha o preparado ao lume até começar a ganhar cor. A cor não significa que o caramelo esteja a queimar, pelo contrário, significa que o preparado está a iniciar o processo de caramelização.

5. verifique se não tem o lume no máximo pois pode queimar o caramelo, mantenha o caramelo até obre a cor desejada, deixando-o ferver por mais alguns segundos.

6. Quando o caramelo atingir o ponto desejado retire-o do lume.

7. Se pretender um caramelo mais líquido, junte 1 dl de água morna e deixe ferver alguns minutos.

Dica: Sugerimos que começe por experimentar fazer caramelo com açúcar branco, já que é mais fácil de atingir o ponto de caramelo.
publicidade