Água de Limão e Gengibre – 4 benefícios

publicidade

Existem ingredientes que todos conhecemos e até usamos no nosso dia a dia mas que não conhecemos a fundo as suas propriedades. Água, gengibre e limão são ingredientes que estão presentes em todas as cozinhas mas quantas vezes já os usou em conjunto e com um intuito de saúde?

Todos sabemos a importância da água na manutenção de uma saúde equilibrada mas juntando limão e gengibre potencia a sua utilização.

O gengibre é um conhecido Termogénico  e tem paralelamente propriedades anti-inflamatórias. O limão, pode funcionar como antifúngico mas é, também, um eficaz antioxidante. Em conjunto, fornecem vários benefícios importantes para o corpo e potenciam uma melhor saúde. Deixamos aqui 4 benefícios destes ingredientes.

1. Perda de peso

O gengibre tem várias características que podem influenciar a perda de peso. Para começar, tem um efeito positivo na digestão, facilitando-a e ajudando na libertação de gases, que podem provocar uma sensação de inchaço na barriga. Ao mesmo tempo, produz uma sensação de saciedade, principalmente se ingerido antes das refeições. O limão tem características detox e é um diurético eficaz, o que também promove a eliminação de líquidos acumulados.

2. Anti-inflamatório

Tanto o gengibre como o limão têm propriedades anti-inflamatórias, o que favorece um melhor funcionamento do estômago e do processo de digestão, auxiliando na absorção dos alimentos.

3. Reforço imunitário

Quer o gengibre como o limão são óptimos aliados nas alturas de gripes e constipações, já que fortalecem o sistema imunitário de forma geral. O limão, tal como a laranja, é rico em vitamina C, o que potencia um melhor funcionamento da imunidade de todo o organismo.

4. Diabetes e colesterol

O gengibre ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais baixos, ajudando no combate à diabetes. Por outro lado, o limão possui propriedades alcalinas que ajudam na limpeza dos vasos sanguíneos, diminuindo o colesterol mau.

Receita de água com gengibre e limão

O ideal é consumir a bebida sempre antes das refeições, mas com parcimónia. Em excesso, a água com gengibre e limão pode provocar gastrite devido à acidez da fruta.

A bebida não é recomendada para crianças com menos de seis anos, gestantes, lactantes, hipertensos e pessoas que sofrem de cálculos biliares ou que tomem medicamentos anticoagulantes.

Ingredientes:

Água: dois litros;
Gengibre: uma colher moído ou cortado na hora;
Limão: uma unidade cortada em fatias.
Modo de preparo:

1. Coloque a água em uma jarra e acrescente o gengibre.

2. Misture bem, tampe e deixe descansar na geladeira por pelo menos cinco horas ou de um dia para outro.

3. Quando for beber, coloque o limão e deixe descansar por mais dez minutos.

4. Consuma em seguida para aproveitar todos benefícios.

 

Consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou dieta. 

publicidade