Como reparar um fecho preso ou emperrado
Dica para recuperar fechos presos ou emperrados. É muito fácil e poupa dinheiro ao não mandar trocar um fecho que pode ser recuperado.
Examine o fecho de todos os ângulos para ver se há algum pedaço de tecido no caminho. Veja onde a “obstrução” começa e termina.
Tente puxar o tecido com cuidado para soltá-lo e tirá-lo do caminho do fecho. Comece no ponto próximo ao início da obstrução e avance até a outra ponta do material preso.
Se necessário, mexa o fecho gradualmente. Tente abri-lo com cuidado, enquanto puxa o tecido. Não ponha muita força no movimento ou pode rasgar a peça.
Reavalie a situação. Se não conseguir soltar o zíper ou esse processo não facilitar seus movimentos, você pode ter de recorrer a outros métodos (ou até trocar o acessório)
Se for o caso, use um lubrificante para soltar o zíper.
Encontre um lubrificante. Muitos produtos domésticos podem servir, como:
- Vaselina.
- Cera de vela.
- Protector labial.
- Sabão em barra.
- Giz de cera.
- Condicionador de cabelo..
Após encontrar um dos itens acima, esfregue-o nas partes dianteira e traseira do fecho, cobrindo-o por completo. Lembre-se também de passar o produto nos dentes metálicos do acessório. Use pouco no início e aumente essa quantidade se achar que precisa de mais para soltar o zíper. Aplique o lubrificante para soltá-lo — mas não exagere; caso contrário, pode manchar ou estragar a peça.
Após aplicar uma quantidade adequada do lubrificante, tente abrir e fechar o zíper gradualmente. No início, seus movimentos podem ser limitados; tenha paciência. Continue até que a peça se mexa de modo fluido e, se necessário, passe mais do produto.
Após consertar o fecho, passe um pano seco ou uma folha de papel-toalha nele para remover os resíduos.
Obs: toda a informação e imagens retiradas de wikiwow