Como amassar massa todas as etapas
Existem várias receitas que obrigam a que se amasse muito bem a massa, o que para algumas pessoas pode ser complicado já que não sabem muito bem como o fazer, acabando por deixar a receita de parte por causa disso. Ler sobre como amassar massa pode ajudar mas ficamos sempre com dúvidas sobre como fazer exactamente alguns passos ou como deve a massa ficar, etc. A melhor forma é realmente ver, passo a passo, como é o processo de amassar massa como deve de ser e garantir que o resultado é perfeito. A pensar nisso compilámos aqui os vários passos, para que possa aprender como amassar massa de pão ou outras e fazer em sua casa umas coisa deliciosas para a sua família e amigos. Boas massas!
1- Preparar a superfície para amassar a massa
É mais fácil amassar massa numa superfície plana que esteja mais ou menos à altura da sua cintura. Prepare o espaço, mesa, bancada ou outra, limpando-a bem e garantindo que está seca. Espalhe farinha pela superfície para que a massa não se agarre e possa ser trabalhada mais facilmente.
algumas receitas pedem que coloque a massa dentro de uma taça, nestes casos pode ser preciso amassar por apenas um ou dois minutos. Para massas que necessitem mais de três minutos de amassar use antes a superfície plana.
Se não quiser amassar a sua massa directamente em cima da bancada ou da mesa, pode forrar a bancada ou mesa com papel vegetal polvilhado com farinha. Existem também superfícies não aderentes específicas para amassar massa que pode adquirir em lojas da especialidade.
2 – Misturar os ingredientes da massa
Junte os ingredientes para a sua massa, usando os ingredientes da sua receita. Receitas básicas de massa costumam levar farinha, fermento, sal e água. Misture todos os ingredientes com uma colher de pau em preparação para ser amassada a massa. Se ainda tiver farinha solta a agarrar-se à sua taça é porque ainda não está preparada para ser amassada. Continue a mexer até todos os ingredientes estarem bem misturados. Se estiver com dificuldade em mexer a colher de pau dentro da massa, deve estar na altura de ser amassada.
3 – Colocar a massa na superfície onde vai ser trabalhada
Despeje a massa directamente em cima da superfície que preparou anteriormente. A massa deve fazer uma bola solta e peganhosa. Tem a massa pronta para ser amassada.
4 – Lave bem as mãos
Lave as mãos antes de começar a amassar. Amassar implica trabalhar a massa por entre os dedos e toda a mão, por isso lave e seque-as bem antes de começar. Retire qualquer joia que esteja a usar e possa ficar presa na massa. Arregace as mangas para não as sujar. Como vai trabalhar com farinha pode querer proteger as roupas com um avental.
5 – Junte a massa numa pilha
Junte a massa numa pilha. Quando colocar as mãos na massa a primeira vez ela estará peganhosa e difícil de misturar. Comece a trabalhar a massa com as mãos, moldando-a numa bola, pressionando-a para baixo e voltando a moldá-la novamente. Continue até a massa deixar de estar peganhosa e comece a conseguir moldar a massa em forma de bola sem ela se desmanchar. Se vir que não deixa de estar peganhosa, polvilhe mais farinha por cima da massa e continue a trabalhá-la. Pode polvilhar levemente as suas mãos com farinha para impedir que a massa se agarre demasiado a elas.
6 – Sovar a massa
Sove a massa. Use as palmas das mãos para pressionar a massa, empurrando-a para baixo e ligeiramente para a frente. A isto chama-se sovar a massa e ajuda a accionar o glúten. Repita até a massa começar a ficar um pouco elástica.
7 – Continue a trabalhar a massa
Continue a trabalhar a massa. Para amassar a massa, dobre a massa ao meio e empurre-a para a frente com a palma da mão para a achatar. Vire ligeiramente a massa, dobre-a ao meio, e volte a pressioná-la com as palmas da mão. Repetir por 10 minutos ou pelo tempo que a receita que estiver a usar indiciar.
O processo de amassar deve ser ritmado e constante. Não trabalhe a massa demasiado lentamente, tente ser mais rápida, nunca a deixando descansar por demasiado tempo entre cada viragem. Se ficar cansada peça a alguém que a substitua para garantir que o processo não pára.
8 – Saber quando parar de amassar
Verifique se a massa tem uma textura menos pegajosa. A massa começa por estar muito pegajosa e com grumos mas após 10 minutos de amassada deve estar mais brilhante e macia. Ao tocar a massa deve estar um pouco pegajosa e com aspecto elástico. Se tiver grumos e continuar muito pegajosa então continue a amassar.
9 – Verifique se a massa mantém a forma
Teste se a massa mantém a forma. Forme uma bola e deixe-a cair na superfície de trabalho. Para a massa estar pronta a forma deve manter-se.
10 – Testar a firmeza da massa
Belisque a massa para verificar a firmeza. A massa vai ficando mais firme ao ser amassada. Se beliscar a massa, puxando-a com os dedos, e ela voltar à forma inicial, então está no ponto.
11 – Termine a sua receita
Termine a sua receita. A maioria das receitas pede que deixe a massa crescer num local quente por algumas horas depois de amassada. Quando duplicar o tamanho, pode precisar de usar os punhos com alguma força empurrando-a para baixo ( como num murro ) por alguns minutos e deixá-la crescer um pouco mais, antes de cozinhá-la.
Se amassou a sua massa até estar firme, maleável e brilhante, o seu pão deve ficar com uma crosta crocante e um interior fofo e macio. Se a massa não tiver sido bem amassada, o pão ficará duro e não crescerá normalmente.
Retirado de wikihow