10 coisas que está a fazer errado com as suas toalhas e nem sonha

Toalhas são elementos essenciais à higiene pessoal e algo que usamos diariamente. Por ser um artigo tão usual por vezes esquecemos dos cuidados que devemos ter com elas o que se pode tornar um problema já que as toalhas tendem a ganhar bactérias e fungos com facilidade. Por outro lado, garantir um bom manuseamento das suas toalhas pode garantir que elas durem mais tempo e que consiga poupar algum dinheiro. Nesse sentido deixamos aqui 1o dicas sobre o que não deve fazer para manter as suas toalhas limpas e livres de fungos e bactérias.

Arrumação das toalhas em local húmido

Guarde sempre as suas toalhas em locais secos. Algumas soluções de arrumação passam por manter as toalhas dentro da própria casa de banho, em móveis abertos. O problema é que a casa de banho é um local obviamente húmido e com muita passagem de água e vapor, o que favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias ideais para se instalarem nas suas toalhas.

Usar cabides de parede para secar as toalhas

Outro erro comum que algumas pessoas cometem é a utilização de cabides de parede, muitas vezes dentro da própria casa de banho, para secar as toalhas. Quando saem do banho, penduram a toalha no cabide e esperam que ela seque. É verdade que acaba por secar mas como não fica aberta, as dobras das toalhas tendem a não secar por igual e tornam-se mais vulneráveis ao aparecimentos de fungos e bactérias.

Usar amaciador em excesso

Com a lavagem as toalhas tendem a ficar rijas e pouco agradáveis ao toque. Um erro comum é achar-se que usar muito amaciador na lavagem das toalhas resolve o problema mas a verdade é que não resolve. Quanto mais amaciador usar na lavagem mais as fibras do tecido da toalhas vão ficar deterioradas e as suas toalhas vão perder a capacidade de absorção e menos tempo vão durar.

Lavar as toalhas com outras roupas

Misturar toalhas com outras roupas na lavagem também pode não ser uma boa ideia. Roupas com fechos e outros metais podem puxar fios do tecido das toalhas e estragá-las.

Guardar as toalhas húmidas

Por vezes a pressa é inimiga de fazermos as coisas da forma correcta. É verdade que todos tempos pouco tempo para lidar com as tarefas de casa e, por vezes, apanhamos uma roupa que não está completamente seca e arrumamos  a achar que acaba de secar depois de guardada. O problema é que, no caso das toalhas, isto é um erro que leva à proliferação dos fungos e bactérias.

Usar vezes em demasia

As toalhas devem ser lavadas com muita freqüência e nem sempre é algo fácil de gerir na lida da casa. O ideal seria usar 2 a 3 vezes as suas toalhas de banho e depois lavá-las mas se não for possível, tente lavá-las semanalmente.

Secar toalhas no secador de roupa

A toalha não é uma peça de roupa fina e pode demorar algum tempo a enxugar. Por esse motivo, especialmente no inverno, há tendência a usar mais o secador de roupa para as secar. A questão é que o uso excessivo do secador danifica as fibras do tecido das toalhas. Opte sempre por secar as suas tolhas ao ar e, se possível, em locais sem muito sol. O sol em demasia não só pode manchar as toalhas como as pode deixar rijas.

Passar as toalhas a vapor

Humidade e toalhas não se dão bem, já o escrevemos em cima. O vapor, para além da humidade, danifica o tecido e retira a qualidade às suas toalhas. Opte por um programa normal de algodão quando passar as suas toalhas a ferro.

Usar sempre a mesma toalha

Não ter várias toalhas em utilização leva a um maior desgaste do tecido das toalhas e a tendência é, por necessidade, não deixar o tecido secar o suficiente, voltando a usá-la de imediato.