Como tratar o mau hálito com remédio caseiro
Poucas coisas são mais desagradáveis do que o mau hálito. Mas existem dois tipos de mau hálito, o que é provocado por algum alimento que se comeu e que é facilmente solucionável escovando os dentes e um outro tipo de mau hálito que, infelizmente, não se resolve tão facilmente e exige um nível de cuidado diferente.
O mau hálito ou halitose pode também estar ligado a outro tipo de causa e é importante consultar o seu médico e perceber se não existe algum outro problema que tenha também que tratar. De uma forma geral os principais problemas relacionados com mau hálito ou halitose são:
- Excesso de bactérias ou resíduos na boca, entre os dentes e na língua.
- Problemas estomacais;
- Insuficiência hepática (doença de fígado);
- Insuficiência renal.
Claro que existem tratamentos médicos para o mau hálito mas existem também algumas receitas caseiras que podem ajudar a controlar o problema e a deixar a boca mais fresca durante o dia.
1. Hortelã
É um dos remédios caseiros para mau hálito mais populares. Não é à toa que está em inúmeros produtos que prometem refrescar o hálito, como pasta de dente, elixir para a boca, pastilha elástica, etc.
Neste sentido, Pode mastigar folhinhas de hortelã bem lavadas ou fazer um chá e beber quente ou frio. Para que a bebida fique mais potente, experimente fazer um chá de hortelã com gengibre, que também é um ótimo ingrediente para eliminar as bactérias da boca e refrescar o hálito.
2. Eucalipto
Outra planta que está lado a lado com a hortelã para o combate do mau hálito é o eucalipto, e funciona. Nesse caso, também vai fazer uma infusão com água a ferver e folhas picadas de eucalipto, deixando a mistura descansar até ficar morna. Depois coe e faça gargarejos com ela.
3. Salsa
Se só usa a salsa para temperar a comida, comece a tê-la como aliada no combate mau hálito. A salsa possui propriedades bactericidas e vai ajudar a remover as bactérias que estejam na boca causando a halitose. Para isso só precisa mastigar algumas folhas durante uns minutos e depois enxaguar a boca. Mas se quiser também pode experimentar um sumo de salsa com limão.
4. Própolis
É óptimo ter um frasco com extracto de própolis líquido em casa. Este é produzido pelas abelhas durante a produção do mel e tem muitos benefícios à saúde, como por exemplo o tratamento de problemas de pele.
Mas o própolis também ajuda a combater o mau hálito porque é bactericida, cicatrizante e antisséptico. Então, para se beneficiar desse ingrediente, misture 20 gotas num copo de água morna e faça gargarejos quando sentir necessidade, sem engolir.
5. Cravo-da-Índia
O cravo-da-Índia tem também um efeito antisséptico mas no caso do mau hálito, a dica é fazer um chá utilizando 5 cravinhos e meio copo de água. Ferva a água com os cravos, abafe, deixe amornar e faça bochechos e gargarejos após a escovar os dentes, ou seja, 3 vezes ao dia.