Como fazer pudim de ovos dos frades do Mosteiro de Alcobaça
Docinhos, docinhos, andamos sempre à procura dos melhores para vos trazer 🙂 Neste caso é um doce conventual, daqueles mesmo docinhos, que deixam o coração bem confortado. Este é um doce da região de Alcobaça, bem conhecida pelas suas frutas maravilhosas, mas que tem também vários doces conventuais de comer e chorar por mais, doces esses ligados ainda à Ordem de Cister e aos monges que a habitavam. É, provavelmente, por isso que conhecemos este pudim como o pudim dos frades do Mosteiro de Alcobaça, ou o pudim do Mosteiro de Alcobaça, uma das especialidades da doçaria conventual que integra o riquíssimo património gastronómico da região. Mantém os traços típicos dos doces conventuais, sendo feito à base de ovos e açúcar.
Ingredientes:
1 kg de açúcar
14 gemas
2 ovos
250 ml de água
50 g de manteiga
Preparação:
Leve ao lume o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de pasta.
Deixe arrefecer um pouco e adicione as gemas, juntamente com os ovos inteiros e a manteiga, mexendo bem até obter um preparado homogéneo.
Deite a mistura numa forma de pudim bem untada e leve a cozer, no forno, durante cerca de 1 hora, em banho-maria. Verifique a cozedura espetando um palito, o qual deverá sair húmido mas limpo.
Quando estiver cozido, deixe o pudim arrefecer e desenforme.