Como decorar espaços pequenos

A primeira coisa a ter em conta na decoração de um espaço é o tamanho do sítio que se está a decorar. Dependendo do tamanho, poderá optar por vários tipos de decoração.

Se o seu espaço é pequeno, tem que ter em conta alguns pormenores específicos que podem ajudar a maximizar o aproveitamento de espaço, por um lado e, por outro, garantir que o espaço não fica demasiado cheio e pouco funcional.

Em espaços pequenos, é muito difícil gerir soluções que impliquem muita mobilia e acessórios, logo, uma das opções a ter em conta é o estilo minimalista.

A decoração minimalista tem por base a simplicidade, a utilização de linhas rectas e padrões geométricos, em contraste com os padrões e linhas arredondados de outros estilos. No mesmo sentido, a cor tem a mesma função de simplicidade e ficam de fora cores muito carregadas e fortes e a opção vai para cores mais básicas e naturais, como o branco, beje, azuis, etc. Para mais dicas de decoração clique aqui.

No entanto, nem toda a gente gosta deste tipo de opção de decoração e necessita de um pouco mais de calor e cor no seu ambiente. Optar por uma decoração mais simples não significa que não tenha graça ou que não possa criar ambientes confortáveis e calorosos.

Uma forma simples de ter sucesso na gestão entre simplicidade e conforto é usar pontos de cor e destacá-los. Assim, pode ter um espaço que seja maioritariamente branco porque precisa de parecer maior mas fazer apontamentos de cor que criem sítios chave e que ajudem a tornar todo o ambiente mais quente.

A escolha da utilização de cor como destaque pode ir desde optar por pintar uma parede, à escolha de acessórios específicos, como mantas e almofadas.

Aconselhamos, no entanto, que se mantenha pelos tons mais neutros, já que cores muito fortes tendem a preencher mais o espaço e a não favorecer espaços pequenos.

O tipo de mobiliário é uma peça chave no estilo minimalista, devendo optar-se por móveis que deixem o espaço livre e não crie obstáculos à utilização diária do espaço. Pode optar-se, ainda, por móveis encastrados que ajudem a maximizar o espaço e a rentabilizar o uso da sua casa.

Outra opção que pode ter em conta em espaços pequenos é a utilização do espaço em altura. Na realidade, sendo possível, existem inúmeras opções que pode usar para maximizar o seu espaço.

Independentemente do tipo de decoração que escolha, pode, ainda, jogar com a utilização de espelhos já que é uma forma de criar uma sensação de mais espaço, em ambientes muito pequenos. Seja um espelho de parede numa sala ou uma área maior de espelho num quarto de dormir, estes podem ser bons aliados na decoração da sua casa.