Como Reparar Arranhões e riscos em Pisos de Madeira
Se tem pisos de madeira em casa, por muito cuidadoso que seja, os riscos aparecerão mais tarde ou mais cedo. Quer porque mexe móveis de um lado para o outro, porque tem animais de estimação ou mesmo porque traz resíduos de lixo nos sapatos quando vem da rua, os riscos vão inevitavelmente aparecer no seu chão de madeira. Se o estrago não for de gravidade extrema é possível restaurar esses riscos no chão de madeira e resolver o problema com algumas dicas simples, mantendo a decoração de sua casa harmoniosa. ( Para mais dicas de decoração clique aqui )
1 – caneta removedora de riscos
Limpe a área riscada. Use um paninho húmido para remover o excesso de sujidade do piso. É muito importante que o local do risco esteja bem limpo.
Faça um teste. Antes de aplicar a caneta teste-a num pedaço escondido do piso para ver se a cor ficará boa. Se o teste for bem-sucedido, siga em frente.
As canetas removedoras de risco são vendidas em lojas de materiais de construção e pintura.
Aplique a caneta sobre o risco. Se acredita que a cor combinará, passe a ponta da caneta sobre o local riscado algumas vezes. Não se preocupe se a tinta parecer um pouco clara, pois depois poderá remover o excesso.
Deixe a tinta entrar bem na madeira. Pressione um pano humedecido em aguarrás mineral sobre a madeira, focando no local arranhado. Agora é hora de remover o excesso de resíduos, sempre seguindo o grão da madeira. Esse método de aplicação funciona melhor do que simplesmente desenhar com a caneta sobre o risco, pois permite a adição gradual da tinta.
Caso acabe desenhando sobre o risco diretamente, corre o risco de saturá-lo com a tinta, deixando a região mais escura do que o restante da madeira e acabará deixando o risco ainda mais evidente.
2 – Cera de Madeira
Limpe a região arranhada. Humedeça um paninho limpo com uma pequena quantidade de produto de limpeza de madeira para remover as partículas de sujeira e deixar a superfície limpa.
Enxágue o local. Use um paninho limpo úmido para remover os resíduos do produto de limpeza, higienizando a superfície a ser trabalhada. Deixe a área secar completamente antes de seguir em frente.
Preencha o risco com um pedaço de cera de madeira. Se necessário, use uma espátula de plástico para forçar a cera contra o risco e deixe endurecer por dez minutos. Use cera transparente ou em um tom parecido com o da madeira. Encontrará cera de madeira em pedaços em lojas de materiais de construção e pintura.
Deixe a cera assentar e secar por um dia inteiro. É importante permitir que o material assente antes de polir e selar o local.
Faça o polimento. Use um paninho limpo e macio para esfregar o local arranhado, polindo a cera. Assim, você suavizará o local arranhado, removerá o excesso de produtos e dará mais brilho ao piso.
3 – Lixa ( Riscos profundos )
Limpe o risco. Use um paninho humido com um pouco de produto de limpeza de madeira para limpar o local arranhado do piso.
Enxágue o local. Humedeça um novo paninho com água e esfregue sobre o piso. É importante que a área de trabalho esteja completamente livre do excesso de sujeira. Deixe secar bem antes de seguir em frente.
Esfregue aguarrás sobre o arranhão. Caso o seu piso de madeira esteja coberto com um revestimento de poliuretano, é preciso removê-lo antes de seguir em frente com o processo — se o piso não tiver o revestimento, não é preciso se preocupar. Humedeça uma esponja com aguarrás e esfregue sobre o local. Finalize com um pano limpo, deixando secar completamente a área.
Preencha o risco. Aplique uma pequena quantidade de preenchimento de madeira da mesma cor do piso usando a ponta do dedo. Espalhe o produto em todas as direcções para remover as bolhas de ar. Aplique a massa em bastante quantidade, pois o excesso será removido mais tarde.
É importante usar um preenchimento próprio para madeira. Existem também massas, mas elas devem ser evitadas, pois é difícil acertar a cor do produto com a cor do piso, o que pode acabar deixando manchas.Deixe o produto secar por um dia após a aplicação.
Deixe o produto secar por um dia após a aplicação.
Remova o excesso de preenchimento. Depois de deixar a superfície secar por um dia, passe uma espátula sobre a massa para suavizar a superfície e remover o risco. Repita a aplicação da espátula, seguindo em várias direcções, para deixar a superfície uniforme e plana.
Lixe o excesso de preenchimento e os arredores do arranhão. Pegue uma lixa d’água de granulação fina (algo entre 220 e 300) para lixar as áreas ao redor de onde a massa foi espalhada.
Lixe seguindo a direcção do grão da madeira ou em pequenos círculos. O importante é não pesar a mão.
Limpe o excesso de preenchimento. Humedeça um pano e torça-o para que fique relativamente seco ao toque. Use o pano para remover o excesso de massa em redor do arranhão.
É importante limpar as áreas pelas quais a massa foi espalhada, mas evite passar o pano sobre o risco na madeira.
Sele o remendo. Aplique uma camada fina do mesmo selante utilizado (seja ele poliuretano, verniz ou qualquer outro) no restante piso utilizando um pincel de cerdas naturais ou um rolo de lã de carneiro. Deixe secar por 24 horas antes de andar sobre o piso.
Se usar um rolo de espuma, corre o risco de deixar bolhas de ar na superfície da madeira.
Para melhores resultados, aplique pelo menos duas demãos de selante.
Dica extra :
- Um giz de cera também pode ser utilizado para preencher riscos leves nos pisos. Se tiver alguns gizes em casa com uma cor parecida com a da madeira, faça um teste antes de sair para comprar uma massa de preenchimento cara.
Lembre-se sempre de vestir roupa protectora ao manusear produtos químicos.
Info retirada de Wikihow.com