Dicas simples para emagrecer!
1 – Defina horas fixas para comer.
O corpo funciona como um relógio a única diferença é que o sistema dele é biológico. Sabemos que vivemos melhor se o nosso corpo tiver horas certas para dormir e acordar mas o que muitas pessoas não se lembram é que também a alimentação segue o mesmo processo.
Se habituar o seu corpo a um horário certo de alimentação vai conseguir eliminar pequenas rotinas que são prejudiciais para quem quer ou precisa mesmo de perder peso, como por exemplo, o assalto nocturno ao frigorífico.
Pode optar por criar um alarme que o lembre de 3 em 3 horas que tem que comer algo. Desta forma evita acumular muita fome
2 – Escolha bem o tipo de alimento que ingere.
Prefira alimentos com baixo teor glicémico para que não fique com fome logo após ter comido. Alimentos como maçãs, peras e iogurtes têm baixo valor calórico. Pode consultar aqui uma lista de alimentos que o podem ajudar nesta escolha.
3 – Beba muitos líquidos durante o dia.
É uma regra muito falada já mas há motivos para isso. A ingestão de líquidos ajuda a manter o organismo hidratado e a que os órgãos funcionem bem. Também ajuda a que vá à casa de banho mais vezes, acabando por expelir toxinas que se vão acumulando no organismo e que dificultam o processo de emagrecimento. A ingestão de líquidos promove também a diminuição da retenção de líquidos e a própria fome.
Opte por beber água e chás sem açúcar. Os sumos naturais podem ajudar mas lembre-se que a fruta tem também ela muito açúcar.
A quantidade de água indicada varia de pessoa para pessoa mas, por norma, os valores de ingestão deve rondar 1,5 l e 2 l de água diariamente.
4 – Faça algum exercício físico.
Esta é outra regra bem conhecida e não agrada a muita gente que tenta perder peso. É verdade que fazer exercício pode ser uma chatice mas para perder algum peso não tem que exagerar na dose diária de exercício. Pode estipular pequenas caminhadas diárias. Escolha lugares agradáveis para que seja mais fácil e pode até convidar alguns amigos para se juntarem a si. Opte por subir de escadas em vez de elevador, sempre que possível. Leve o seu cão a passear mais vezes, se for o caso de ter cão. Basicamente, pense em formas fáceis e agradáveis de perder calorias. Se caminhar 30 minutos por dia já terá um bom aliado na sua perda de peso.
5 – Controle a quantidade de comida que ingere.
Estamos habituados a não pensar muito em quantidades e encher a olho o prato que vamos comer. Esta é uma dica fácil de pôr em prática e que pode ter imenso impacto na sua perda de peso. Utilize pratos mais pequenos para controlar a quantidade de alimentos que vai ingerir. Doses menores de comida são um princípio básico da perda de peso já que diminui a ingestão de calorias.
6 – Não misture hidratos de carbono.
Escolha os hidratos de carbono que vai ingerir em cada refeição e garante que não os mistura. Se vai comer arroz ao almoço, não ingira batatas, por exemplo. Pode comer pão ou bolachas integrais ao lanche mas não os misture.
7 – Introduza frutos secos na sua alimentação diária.
Se for ingerindo frutos secos durante o dia, aumenta o seu nível de energia e controla a fome que vai sentir. já que os frutos secos são óptimas fontes de energia. Pode levar consigo um saco pequeno com frutos secos do seu agrado e pode ir ingerindo alguns durante o dia. Não exagere, claro. Como em tudo é necessário moderação.
8 – Opte por produtos integrais em detrimento dos outros.
Por vezes criamos ideias erradas sobre alguns alimentos. Muitas pessoas acham que os alimentos integrais são menos saborosos mas, na realidade, é apenas uma questão de hábito. Os alimentos integrais, como as massas, arroz e pão, podem ser igualmente deliciosos e são uma ajuda essencial na perda de peso.