25 dicas e truques de cozinha para tudo ficar mais fácil

Truques e dicas de cozinha são sempre bem vindos e nunca são demais. Alguns já são conhecidos, outros nem por isso mas a verdade é que acabamos sempre por aprender algo novo que acaba por dar jeito, em algum momento. Reunimos aqui mais alguns dessas dicas e truques de cozinha para garantir que não fica nenhum de fora do seu conhecimento e tem todos os truques que necessita para facilitar a sua cozinha. Boas dicas!

Tirar o “ranço” à manteiga

Cubra a manteiga, durante 15 minutos, com água fria com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, depois lave-a em duas águas.

Saiba se o peixe está realmente fresco

O peixe fresco apresenta as guelras vermelhas, a carne rija e os olhos brilhantes.

Conservar pão

Compre sempre o pão melhor cozido e guarde-o num local seco dentro de um saco de tecido leve e arejado. Poderá conservar ainda mais tempo se puser também dentro do saco um talo de aipo ou uma batata crua com casca (depois de muito bem lavada e seca).

Quando o forno está aquecido demais

Ponha uma caçarola com água fria dentro do forno.

Sumo de limão I

Se mergulhar o limão em água quente durante 15 minutos, antes de o espremer, conseguirá o dobro do sumo.

Sumo de limão II

Para que seja mais fácil extrair o sumo de um limão, pode batê-lo na banca da cozinha sem o rebentar ou aquecê-lo no microondas por 1 minuto, minuto e meio. Verá como o limão rende muito mais sumo!

Conservar limão

Para conservar o limão por mais tempo guarde-o num frasco de vidro bem fechado.

Conservar o abacate descascado

O abacate não ficará preto se for pincelado com sumo de limão.

Retirar fragmentos de gema, que caíram acidentalmente nas claras

Para retirar fragmentos de gema que acidentalmente caíram na clara, use a própria casca do ovo, aproximando-a dos fragmentos. Os mesmos serão atraídos para dentro dela, deixando assim as claras limpas.

Separar facilmente a clara da gema

Para separar a gema do ovo sem rebentar, quebre a casca e deposite o conteúdo sobre os dedos entreabertos da sua mão – a gema fica e a clara cai.

Ovos estragados ou não?

Para saber se um ovo está ou não estragado coloque-o num copo com água e sal, se boiar deite-o fora porque está estragado, e se permanecer no fundo está bom para consumo.

Tire os ovos de frigorífico um bocadinho antes de os utilizar

Quando utilizar ovos nas suas receitas tire-os do frigorífico um bocadinho antes. Se fizer, por exemplo, claras em castelo com o ovo gelado verá que não ficarão tão firmes.

Aproveitar maionese talhada

Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.

Maionese talhada II

Se a maionese talhar, comece tudo de novo, colocando uma colher de água a ferver numa tigela e acrescente a maionese às colheradas, batendo bem desde a primeira colher.

Como evitar que os espetos das espetadas se queimem

Para que os espetos de madeira/bambu não queimem ao preparar churrasco, deixe-os de molho em água até que fiquem bem húmidos.

Como saber se o abacaxi está maduro

Para saber se o abacaxi está maduro basta tirar uma das “pétalas” bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear!

Tornar os legumes cozidos mais verdes

Para tornar mais verdes alguns legumes, junte uma colher de chá de açúcar à água do cozimento. Faz o mesmo efeito que bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos.

Manter o verde natural do espinafre

Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria. Isso o deixará bem verdinho!

Para acentuar a cor da beterraba

Adicione 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre à água de cozimento.

Cozinhar em banho-maria e economizar energia

Quando está a cozinhar em banho-maria, aproveite a água que está a ferver para cozer legumes.

Conservar alface I

Para conservar a alface bem fresquinha, guarde-a no frigorífico dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ela dura até 5 dias.

Conservar alface II

Lave a alface apenas quando a for preparar, e guarde-a no frigorífico SEM a lavar. Senão ela estraga-se.

Alface

As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito de seu já pobre valor nutritivo. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.

Conservação da alface ou salsa no frigorífico

Enrole a verdura (não lavada) em papel toalha e coloque-o num saco plástico fechado. Dura mais de uma semana

Salsa fresca todo o ano

Corte muito finamente a salsa e meta-a numa taça de plástico no congelador. Verá que tem salsa durante o ano todo, sem melar.

Salsa fresca durante 2 a 3 semanas

Lave a salsa muito bem, escorra-a e coloque-a no frigorífico dentro de um frasco de vidro com tampa. Poderá conserva-la fresca durante 2 a 3 semanas.

Congelar bacalhau

O bacalhau não deve ser congelado, a não ser depois de dessalgado.

Para congelar, enxugue o bacalhau num pano limpo, apertando-o levemente para secar um pouco. Pode pincelar com um bom azeite toda a superfície, para impedir o ressecamento provocado pelo gelo. Guarde no congelador num vasilhame a vácuo ou bem fechado. Descongele normalmente.

Desenformar pudins

Passe a forma por água fria antes de lhe juntar o preparado. Quando for desenformar, faça-o quando o pudim já estiver totalmente frio (deixe a base um pouco de molho em água quente – nunca mais que 1 minuto).