10 alimentos perigosos para cães e gatos

Se é daquelas pessoas que tem por hábito dar uns snacks fora da dieta normal ao seu amigo de estimação deve ler este artigo. É muito fácil estarmos a comer algo e quando os nossos amigos se chegam pedindo para partilhar, simplesmente retirar um pedaço da nossa comida e dar-lhes. Mas se isto pode parecer não ter problema, a verdade é que tem porque nem todos os alimentos que os humanos comem são digeridos pelos animais da mesma forma e, alguns deles, podem mesmo ser perigosos. Esperamos que a partir daqui consiga seleccionar melhor o que partilhar com os seus amigos de estimação.

Photo by alan King on Unsplash

1 – Chocolate

Pois é, o belo chocolate é inimigo dos cães. Claro que se oferecer chocolate a um cão provavelmente ele aceitará mas a verdade é que a maioria dos cães não digere bem o chocolate uma vez que o chocolate, principalmente o escuro, contém teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso dos cães. Esta substancia pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Dependendo do porte do animal, da quantidade de chocolate que ele ingerir e da sua sensibilidade ao alimento, pode até mesmo entrar em coma e morrer.

2 – Nozes de macadamia

A macadâmia representa perigo para os cães, mesmo quando consumida em pequena quantidade pequena porque pode causar sintomas neurológicos graves, incluindo fraqueza, vómitos, tremores, perda de equilíbrio e atrofia muscular e até mesmo incapacidade temporária de andar.

3 – Cebola e Alho

Cebola e alho são ingredientes usados na maioria dos pratos que confeccionamos mas no caso dos cães é muito perigoso ingeri-los uma vez que podem provocar anemia ou intoxicação alimentar. O melhor é mantê-los afastados do seu amigo de quatro patas.

5 – Abacate

É uma fruta maravilhoso para os humanos comerem mas produz um efeito tóxico no organismo dos cães.

6 – Goluseimas com muito açúcar

Na realidade, até para os humanos o consumo é prejudicial mas no caso dos cães é mais grave ainda, principalmente se a goluseima contiver Xilitol, porque aumenta a produção de insulina no organismo do seu cão e pode vir a provocar insuficiência do fígado.

Photo by Federica Diliberto on Unsplash

1 – Peixe cru

É quase uma lenda a história dos gatos e dos peixes mas a verdade é que o peixe cru é prejudicial para o seu gato por várias razões. A primeira é o facto de poder conter bactérias e, também, enzimas que podem eliminar a vitamina B. Por outro lado, o facto do peixe conter muitas espinhas pode levar a lesões internas que se podem tornar fatais.

2 – Laranja, limão e outro critrinos

Os citrinos são alimentos muito fortes porque contêm altos níveis de ácido, o que pode provocar mau estar e até dores de estômago no seu gato.

3 – Ossos de frango

Os gatos gostam muito de roer ossos mas, tal como nos cães, existe o perigo do osso de galinha se partir facilmente e criar extremidades pontiagudas que se podem prender nos órgãos internos e provocar danos fatais. Se o seu gato gosta de roer ossos opte pelos de bovino.

4 – Uvas

Tanto em cães como em gatos, as uvas podem interferir com o funcionamento dos rins, pelos que opte por deixá-las longe deles.

5 – Se o seu gato gosta de batata opte por dar-lhe sempre batata cozida, sem tempero. A batata crua contém uma toxina chamada glicoalcaloide solanina que pode provocar desconforto e mal estar ao seu gato.

Photo by Bonnie Kittle on Unsplash

Photo by Bonnie Kittle on Unsplash