Como limpar prata com bicarbonato de sódio! rápido e barato!

publicidade

Limpar prata pode ser uma tarefa aborrecida mas, acima de tudo, pode ser uma tarefa dispendiosa já que acabamos por ter que comprar vários produtos que não são baratos.
Mas existem alternativas fáceis, rápidas e baratas que podemos usar para limpar prata em casa, sem gastar muito dinheiro e sem ter que usar vários produtos. A solução é usar bicarbonato de sódio. Explicamos em baixo como pode fazer para ficar com as suas pratas bonitas e bem limpas.

Antes usar alguma destas sugestões, saiba que este tipo de limpeza só é aconselhado no caso da prata ser pura. Outros metais podem ter uma reação diferente ao entrar em contato com o bicarbonato de sódio, já que o produto tem uma força abrasiva que pode danificar as peças e acabar por sair mais caro.

Entre em contato com um profissional para ficar a saber exatamente de que material é feito o seu objecto antes de tentar qualquer uma das soluções a seguir.

1 – Bicarbonato e água à temperatura ambiente

Coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num recipiente e 1 de água ( temperatura ambiente). Mexa sem parar até que forme uma pasta branca. Quando obtiver uma pasta, coloque um bocado num pano de flanela e esfregue na peça de prata que pretende limpar. Esfregue suavemente para evitar deixar riscos na prata.

 

2 – Bicarbonato e água a ferver

Numa panela coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma chávena de água a ferver. Coloque as peças dentro da panela com o lume desligado e deixe agir por 2 minutos ou até que a peça mude de cor e fique mais limpa.

Com cuidado para não se queimar, retire as peças da água, passe-as por água corrente e seque-as com um pano de flanela, sem fazer muita força para que não as risque. Não deixe as peças em contacto com o bicarbonato de sódio muito tempo porque pode corroer a prata ( não mais de 5 minutos ).

3 – Bicarbonato e alumínio

Se não obteve o resultado desejado com nenhuma das opções anteriores pode fazer uma limpeza mais profunda com bicarbonato e alumínio de forma muito simples.
Coloque numa panela de alumínio as peças que quer limpar e cubra-as com 2 colheres de sopa de bicarbonato, 2 colheres de sopa de sal de cozinha e alguns bocados de papel de alumínio ( pode, por exemplo, cobrir o fundo com papel de alumínio ). Junte uma chávena de água a ferver e deixe repousar durante uns 2 a 3 minutos. Passe as peças por água, enxugue com um pano de flanela suavemente.
Não deixe as peças em contacto com o bicarbonato de sódio muito tempo porque pode corroer a prata.

4 – Bicarbonato e vinagre

Este é o processo de limpeza de prata mais intenso dos 4 e deve ter muito cuidado e não deixar a prata mais do que 1 minuto a actuar no produto ou pode corroer a peça.

Forre um recipiente com alumínio e coloque as peças que quer limpar. Junte 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 colher de sopa de sal de cozinha. Ferva uma chávena de água,  junte a essa água meia chávena de vinagre de maça e junte rapidamente ao recipiente que tem a peça que quer limpar. Deixe actuar por 3o segundos mais ou menos mas não mais que 1 minuto. Retire as peças com cuidado, passe por água e seque-as com um pano de flanela, esfregando de forma delicada.

publicidade