Como Lavar e Preparar o Borrego

O borrego é uma carne que se ama ou se odeia, no entanto, desconfio que a maorias das pessoas que não gosta de borrego e que só o cheiro a incomoda, nunca provou borrego preparado como deve ser. A verdade é que a carne de borrego quando não é bem preparada pode ter um sabor intenso demais e até desagradável. Confesso que eu própria já provei borrego que não gostei. Mas como provei também outros pratos de que gostei fui tentar descobri porque é que isso acontecia.
Basicamente, o que faz a diferença num bom resultado num prato de borrego é a sua preparação. Por isso, se já tentou cozinha borrego e o resultado não lhe agradou, experimente mais uma vez. Não se vai arrepender.

Preparação do borrego:

Comece por encontrar um recipiente que permita mergulhar a carne que vai lavar. Se for um pedaço grande de borrego pode optar por um alguidar.

Com a ajuda de uma faca que corte bem, retire o máximo de gorduras que encontrar no borrego. Mesmo quando é limpo no talho, acaba por ficar sempre alguns pedaços.

Ligue a torneira da água quente e deixe a água aquecer no máximo. O borrego deve ser lavado com água bem quente, não água morna. Passe o borrego por várias águas, garantindo que a temperatura se mantém mesmo quente.

Encha o recipiente com água bem quente e esprema dois limões para a água. Corte depois o que resta do limão e junte à água. Coloque a carne na água e deixe ficar por meia hora.

Passado meia hora, escorra a carne e coloque no tabuleiro que vai usar para a temperar o borrego para a sua receita.