Como Fazer Folar Doce de Páscoa

publicidade

A Páscoa é uma festa de família, momento em que habitualmente nos reunimos em torno de uma mesa, normalmente, repleta de iguarias tradicionais. É, claro, uma festa com um cariz simbólico e religioso e um dos mais conhecidos símbolos é, sem dúvida, o Folar da Páscoa. Um pouco por todo o país, espalham-se rituais de amassar massa de determinada forma, juntando determinados ingredientes, alguns deles bem guardados de geração em geração.
Existem vários tipos de Folar da Páscoa, sendo o mais habitual o Folar de massa seca e doce, que é habitualmente enfeitado com ovo cozido, símbolo da fecundidade e renascimento. É essa a receita que hoje partilhamos e que desejamos que experimentem e partilhem na vossa mesa da Páscoa.

Ingredientes:

1 kg de farinha
250 g de margarina amolecida
100 g de açúcar
3 ovos cozidos
3 ovos
3 dl de leite morno
11 g de fermento de padeiro seco
1 colher chá de sal
1 colher chá de erva-doce
1 colher chá de canela em pó
Ovo batido para pincelar
Farinha para polvilhar

Preparação:

Comece por dissolver o fermento no leite morno.
Deite a farinha na mesa, abra uma cavidade, junte o sal, a erva-doce, a canela, o açúcar, a margarina, os ovos e a mistura do fermento, misture tudo muito bem e vá trabalhando a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume. ( se não sabe a forma correcta de amassar a massa clique aqui )
Deite novamente a massa em cima da mesa, retire e reserve 300 g de massa. Molde a restante em forma de bola, achate-a, coloque-a no tabuleiro do forno previamente untado com margarina, disponha os ovos cozidos por cima e pressione um pouco. Molde rolinhos com a massa que retirou e cubra os ovos, como vê na foto. Tape com um pano e deixe levedar mais 30 minutos
Pincele depois toda a massa com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

publicidade