Como Fazer Broas de Ovos Moles e Amêndoa Doce Conventual

publicidade

As Broas de Ovos Moles são um doce já centenário que tem origem na doçaria conventual portuguesa e são deliciosas. Apesar de não serem tão conhecidas como o habitual Folar da Páscoa (clique aqui para a receita de Folar da Páscoa) as Broas de Ovos Moles foram, com o tempo, tornando-se populares um pouco por todo o país e hoje encontram-se facilmente em várias pastelarias, principalmente por altura da Páscoa. Claro que pode, também, prepará-las em casa e é esse o motivo que nos leva a partilhar esta receita. Apesar de muitos recearem aventurar-se pelos doces conventuais, a verdade é que nem todos são difíceis de confeccionar e as Broas de Ovos Moles são um exemplo disso mesmo. Esperemos que se aventurem e deliciem nesta Páscoa.

Ingredientes:

450 g açúcar
2 dl água
120 g miolo de amêndoa
15 gemas de ovo
50 g manteiga sem sal
70 g farinha de trigo

Preparação:

Coloque a água e o açúcar num tacho e deixe ferver, em lume brando, durante 4 minutos.
Prepare o miolo da amêndoa, picando-a finamente e coloque de parte.
Com a ajuda de um garfo deslace as gemas e peneire-as com um coador. Adicione as gemas à calda de açúcar e mexa.
De seguida junte as amêndoas picadas e leve o tacho novamente ao lume, sem deixar de mexer, até que o preparado atinja o ponto de estrada ( o ponto de estrada atinge-se quando passa a colher no fundo do tacho e vir o fundo no local que passou a colher, fazendo o que se chama de “estrada” ).
Retire o tacho do lume e adicione a manteiga e a farinha, mexendo bem para que tudo se misture. Deixe arrefecer completamente.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Faça pequenas broas com a mistura. Pode fazê-las usando as mãos ou com a ajuda de duas colheres de sopa. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve as Broas de Ovos Moles ao forno até estarem tostadas por cima.

 

publicidade