Como fazer azevias de grão

publicidade

Azevias de grão são um doce preferido por muitos na altura do Natal. Não é dos doces mais práticos de fazer porque leva bastantes ingredientes mas a verdade é que não é assim tão complicado como parece. O resultado é obviamente maravilhoso e faz as delicias de quem aprecia este doce de Natal. Partilhamos aqui uma receita antiga e que pode facilmente ser substituída por outro recheio que prefira.

Se prefere as suas azevias com recheio de grão veja aqui como fazer. Bons doces 🙂

Ingredientes:

600g farinha 

60g banha

40g margarina

50ml aguardente

Raspa de uma laranja

Sumo de uma laranja 

200ml água morna

1 pitada de sal

400g grão cozido transformado em puré

350g de açúcar

raspa de 1 limão

8 gemas de ovo

3 colheres de sopa de doce de chila 

1 colher de chá de canela em pó

Mode de preparação:

Colocar na tigela da batedeira a farinha, a pitada de sal, a banha e margarina, raspa de laranja, aguardente e o sumo de laranja, enquanto bate os ingredientes vá juntando a água morna aos poucos. Bata até a massa ficar macia e elástica. Se a massa estiver ainda muito mole junte um pouco mais de farinha. Quando estiver batida deixe descansar 30 minutos. 

Coloque um pouco de água ( 1 copo ) num tacho e junte o açúcar, a raspa de limão, mexe-se e deixa-se ferver por 2 minutos. quanto estiver a ferver e com aquele tom douradinho, junta-se o puré de grão e a canela e mexe-se muito bem até ficar tudo bem misturado em pasta. Depois de tudo bem misturado junte o doce de chila e misture bem, deite depois as gemas previamente batidas ( não é preciso mexer muito é só deslaçar ) e mexe-se até o creme começar a engrossar. Quando começar a fazer estrada no fundo do tacho retire do lume e deixe arrefecer. 

Polvilhe a bancada com farinha e coloque a massa sobre a farinha. Polvilhe a massa com farinha e estenda com o rolo da massa. Vá estendo alguns pedaços da massa aos poucos, é mais fácil que estender toda ao mesmo tempo. Estenda um dos lados até ficar mais fino ( a consistência normal de massa para dobrar com recheio ) e coloque uma colhe cheia de recheio. Dobre a massa como se fosse fazer um rissol e aperte bem nas pontas. Corte com um copo grande ou taça, pressionando. Frite de ambos os lados em óleo bem quente e passe-as em açúcar. Se preferir misture um pouco de canela no açúcar. 

publicidade