Como Fazer Atum no Forno Gratinado com Maionese

publicidade

Ter um conjunto de receitas simples, rápidas e deliciosas é algo que facilita muito a vida de quem cozinha regulamente. Nem sempre a vontade e o tempo se juntam para permitir uma passagem harmoniosa pela cozinha e, na falta de tempo e com cansaço, dá muito jeito ter umas quantas receitas já conhecidas à mão, que sabemos que não falham e fazem as delicias de todos lá por casa. Esta é uma dessas receitas e quando experimentar vai passar a guardá-la para futuras ocasiões.

3 latas de atum
1 kg de batatas
200 g de mistura de ervilhas e cenouras congeladas
200 g de maionese
50 g de azeitonas em rodelas
3 ovos m
1 pão seco (carcaça ou bola)
1 cebola
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsa fresca picada
1 colher (sopa) de salsa seca
Sal e pimenta q.b.
Manteiga para untar
Pão ralado para polvilhar

Coza as cenouras e as ervilhas em água a ferver temperada com sal, depois retire-as do tacho com uma escumadeira e reserve. Descasque as batatas, corte-as em quartos e coza-as na mesma água, durante cerca de 15 a 20 minutos. Escorra-as, reduza-as a puré e misture as gemas.
Aloure a cebola e os alhos, descascados e picados, num tacho com o azeite. Adicione o atum escorrido, o puré de batata, metade da maionese, os legumes cozidos e o pão, previamente triturado, tempere com a salsa fresca, sal e pimenta e mexa.
Bata as claras em castelo e depois envolva-lhes a restante maionese e a salsa seca. Coloque o preparado anterior numa travessa, previamente untada com manteiga e polvilhada com pão ralado, espalhe as rodelas de azeitona, previamente passadas por água e escorridas, por cima, cubra com as claras e polvilhe com um pouco de pão ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante 20 minutos. Sirva quente, com decoração a gosto.

publicidade