Como cozer marisco e não falhar

Se é daquelas pessoas que nunca consegue acertar no ponto de cozedura do marisco nem que o seu marisco fique saboroso, então tem que ler estas dicas. A primeira coisa que tem que ter em conta é que mariscos diferentes necessitam formas de cozinhar diferentes, desde o tempo de cozedura ao tipo de tempero. Vamos partilhar aqui como cozer amêijoa, mexilhão, caranguejo, camarão, lagostim, lavagante, lagosta, percebes, santola e sapateira. Boas mariscadas.

Dicas gerais para o marisco:

1 – O marisco deve ser cozinhado num ambiente o mais semelhante possível ao seu natural o que significa que deve usar mais ou menos 30 a 40 g de sal grosso ( 1 colher de sopa bem cheia )  por litro de água.

2 – Só se deve juntar o marisco à água após ela levantar fervura.

3 – O tempo de cozedura só se contabiliza após a água levantar fervura novamente depois de juntar o marisco à água.

4 – Uma vez que ao juntar o marisco à água de cozedura ela baixa a temperatura não é aconselhável cozer grandes quantidades de uma só vez. É preferível cozer quantidades mais pequenas e dividir em várias vezes.

5 – Água e sal é o caldo básico para cozer marisco mas pode enriquecer este caldo com outros elementos como cardamomo, pimenta em grão, anis estrelado, canela, funcho seco, erva doce, cebolas, alhos, cenoura, aipo, etc. Dependendo do marisco, uns elementos funcionam melhor que outros ( como pode ver em baixo ).

Ameijoa e mexilhão

Adoram o gosto do alho e o perfume do coentro. Uma sugestão é abrir a amêijoa e o mexilhão sobre cebola suada em azeite e vinho branco durante um a dois minutos. Temperar com coentros e alho. Aproveitar a água da cozedura para fazer um molho de acompanhamento.

 

Caranguejo

Adoram o gosto do alho e o perfume do coentro. Uma sugestão é abrir a amêijoa e o mexilhão sobre cebola suada em azeite e vinho branco durante um a dois minutos. Temperar com coentros e alho. Aproveitar a água da cozedura para fazer um molho de acompanhamento.

 

 

 

 

Camarão

Cozer em água salgada durante um minuto. Pode utilizar um caldo com chalota, cenoura, alho francês e vinagre de vinho branco. Para que o camarão depois de cozido fique com o corpo direito, introduza um palito que se retira após a cozedura. Uma forma interessante de preparar o camarão é retirá-lo da água mal esta levanta fervura e atirá-lo imediatamente para cima de uma mesa de mármore, de forma a fazê-lo arrefecer muito rapidamente. Deste modo, ao fazer parar a cozedura abruptamente, o camarão guarda um sabor excecional.

Lagostim

Pode cozer em água salgada ou num caldo com um ligeiro sabor anisado que lhe é dado por folhas de estragão ou anis-estrelado. Neste caso, o caldo é preparado com chalotas, alho francês, rodelas de limão e grãos de pimenta e pimenta rosa. O lagostim não deve cozer mais do que um minuto e meio a dois minutos.

 

 

 

 

Lavagante

Pode ser cozido em água salgada ou num caldo com cebola, chalota, aipo e vinagre de álcool. Em qualquer caso, deve sempre utilizar sementes de funcho secas para perfumar a água de cozedura. Para um lavagante de meio quilo, o tempo de cozedura é de dois a três minutos. Por cada meio quilo a mais, some dois minutos à cozedura. As patas devem cozer dez minutos mais.

 

 

Lagosta

A lagosta segue exatamente os mesmos preceitos respeitantes ao lavagante, aumentando os tempos de cozedura entre 20 a 30%.

 

 

 

Percebes

Cozer num caldo com cebola, chalota, aipo, duas rodelas de limão, aneto e grãos de pimenta durante um minuto. Servir de seguida com os percebes ainda quentes.

 

 

 

 

Santola / Sapateira

Nestes casos, a cozedura deve fazer-se em água salgada durante 12 a 15 minutos.