Como aplicar maquiagem de forma correcta!

Aplicar maquiagem parece uma coisa fácil mas para obter um resultado harmonioso e natural é necessário perceber as linhas básicas que se deve seguir.

Usando mais ou menos maquiagem, optando por um visual mais ou menos complexo, existem pontos base que se deve ter em conta sempre que nos maquiamos.

Vamos lá então 🙂

1 – Comece por limpar e hidratar a pele.

Retire qualquer resto de maquiagem anterior para garantir que a que vai colocar agora resulte bem. Restos antigos de maquiagem interferem com o resultado final e pode fazer com que o seu visual pareça pouco natural. Lembre-se, também, que deve limpar bem o rosto no final de cada dia para que a sua pele possa também descansar e respirar adequadamente e não fique com os poros obstruídos ou manchas na pele.
Lave bem o rosto com um sabão específico para o efeito e coloque um hidratante facial. Isto vai preparar uma boa base para aplicar a sua maquiagem.

2 – Aplique um primário ou correctivo.

Isto vai ajudar a nivelar a pele, garantindo que não fica com manchas e tons de pele diferentes. Usar um pincel é a melhor forma de espalhar uniformemente o correctivo e garantir que cobre todas as áreas necessárias. Na parte inferior dos olhos e em pontos mais difíceis de esconder, pode experimentar usar as pontas dos dedos, bem secas para aplicar o correctivo. Se for necessário passe o pincel de seguida para espalhar melhor e não ficar com cores diferentes no rosto.

3 – Coloque uma camada de base.

Existem vários tipos de base mas todas elas são, por norma, aplicadas da mesma forma. Seja em líquido, creme ou pá, o intuito da base é deixar a pele homogénea e ajudar a misturar o seu tom de pele com o do correctivo que aplicou anteriormente.
Use um pincel para fazer o processo em todo o rosto, passando pelo pescoço e lóbulos da orelha, se sentir necessidade. É importante garantir que o seu tom de pele fica uniforme e que pescoço e orelhas não se destacam como diferente da maquiagem do rosto.
Não se esqueça que deve escolher uma base igual ao seu tom de pele, nem mais claro nem mais escuro.

4 – Fixe a base.

Este passo não é obrigatório mas fazê-lo vai garantir que a sua maquiagem dure mais.
Use um pincel grande para cobrir o rosto com o pó fixador. Também o fixador que usar deve ser neutro ou do tom da sua pele.

5 – Aplique um clareador.

Depois da sua base aplicada, o rosto pode parecer que não tem contorno, já que se encontra uniforme. Para introduzir alguma profundidade é necessário criar a ilusão de luz e sombra. Para esse efeito, use um creme clareador nas áreas mais fundos do rosto, debaixo das sobrancelhas, cantos internos dos olhos, por cima do lábio superior e topos laterais das maçãs do rosto. Este passo vai ajudar o rosto a ganhar vida e brilho. Pode aplicar com um pincel ou usar os dedos para aplicar o produto.

 

 

6 – Adicione profundidade com contornos.

Aplique um pó que seja um pouco mais escuro que o seu tom de pele ( não falamos de bronzeador! ) nas áreas do rosto que quer que não apareçam destacadas. Por norma, costuma escurecer-se a parte inferior das maçãs do rosto e as laterais do nariz. Isto tornará o rosto mais fino e alongado e equilibrará o nível de sombra que a base retirou inicialmente.

7 – Aplique um blush nas bochechas. Todas as bochechas têm um pouco de cor mas a cor depende de rosto para rosto. Aplique algum blush com um pincel grande nas maçãs do rosto mas garanta que não coloca demais. Use apenas o bastante para reforçar a cor que já existe nas suas bochechas.
Verifique em baixo qual a melhor forma para o seu tipo de rosto.

 

8 – Preencha as sobrancelhas.

Se as suas sobrancelhas são muito cheias pode optar por saltar este passo. Se não for o caso, escolha uma cor de lápis de sobrancelha ou, se preferir,  de pó que se assemelhe ao tom do seu cabelo. Faça um delineado primeiro e preencha depois o centro com cor. Use traços curtos que pareçam pelos e siga a mesma direcção que os seus pelos crescem naturalmente.
Estabeleça o limite ( como na imagem em baixo ) para garantir que as sobrancelhas ficam iguais e naturais.

9 – Aplique um primer de sombra nos olhos.

Tal como em alguns outros passos anteriores,  também pode dispensar esta fase, no entanto, esta é uma forma de garantir que a sua sombra dura muito mais tempo. Não usar um primer leva muitas vezes a que a sombra comece a desaparecer ou a ficar oleosa e criar pequenas bolsas que se alojam nas dobras das pálpebras. Use o dedo para aplicar o primer de sombra, desde o começo dos cílios até ao topo da pálpebra.

10 – Aplique a sombra nos olhos.

Não existe só uma forma de usar sombra nos olhos. Pode escolher primeiro o tipo de visual que pretende, mais clássico ou mais arrojado e seguir a partir dai. Por norma, o visual mais clássico consiste em aplicar apenas uma cor em toda a zona da pálpebra.
Use um pincel específico para sombra de olhos e comece no centro, perto da linha dos cílios e vá fazendo movimentos para fora. Perto do fim da pálpebra e nos cantos dos olhos, esfume um pouco a sombra para que fique com um toma mais natural e para que não se formem linhas.
Se quiser apontar para um visual mais ousado, pode aplicar uma segunda cor, mais escura, em forma de C, da parte externa da linha dos cílios até à parte superior externa ou a 1/3 do fim da pálpebra.
É importante que a sombra de olho não atinja a sobrancelha ou passe além da pálpebra. É possível fazê-lo quando se tem muita experiência de maquiagem e tem uma ideia específica em mente. Não sendo o caso, mantenha-se nesta forma mais básica e o visual terá sucesso garantido.
Se pretender usar várias cores, certifique-se sempre que ficam bem misturadas.

11 – Aplique o delineador ou lápis de olhos.

O delineador é usado para fazer parecer a linha dos cílios mais cheia mas para que isso aconteça tem que usar uma cor que seja semelhante à cor do seu cabelo para combinar com os cílios. Se o seu cabelo for louro, opte por um tom castanho.
Pode optar por um visual esfumado, usando um lápis de olhos ou optar por usar um delineador líquido ou em creme. Desenhe suavemente um traçado na linha dos cílios e ligue os traços de forma a fazer uma linha única. Pode optar por estender a linha do tracejado um pouco além do fim do olho ou seguir a linha dos cílios de uma ponta à outro.

12 – Aplique o rímel.

Pode escolher vários tipos de rímel, desde o tipo até à cor mas de forma geral existem regras básicas que são importantes de seguir. Por exemplo, se tiver cílios curtos deve usar um rímel que os torne mais compridos e optar pelo tipo de rímel que dê comprimento. Mas se tive cílios finos, deve optar por um rímel que lhes confira mais volume.
Para aplicar o rímel, retire o excesso do rímel do pincel passando ligeiramente no rebordo do frasco. Com o olho virado para baixo, aplique o rímel nos cílios superiores, com movimentos para cima, começando no centro dos cílios e indo aos poucos para fora. Repita o movimento em cada olho e deixe secar. Mais do que duas camadas de rímel pode alterar o visual e deixá-lo pouco natural.
Se pretender aplicar rímel nos cílios inferiores pode fazêl-lo usando o mesmo processo mas com movimentos no sentido descendente. Lembre-se, no entanto, que ficará com um visual mais carregado e poderá não se adequar ao que pretende.

Aplicar um batom para finalizar a maquiagem

13 – Suavizar os lábios.

Tal como no rosto e nos olhos, para que todo o processo resulte melhor é necessário aplicar um primário, que poderá ser um lip balm ou um tipo de selante. Este primeiro passo torna os lábios mais macios e impede os lábios de rachar, o que acontece quase sempre com batons e lip balms.

14 – Contorne os lábios.

Escolha um lápis que se assemelhe à cor dos seus lábios e faça o contorno em torno deles. Depois de delineado o contorno use o lápis para preencher o restante espaço dos lábios, para que a cor e textura fiquem mais homogéneas e para que o batom seja mais fácil de aplicar.

15 – Aplique o batom.

Ao escolher o baton tente que seja semelhante ao lápis que usou no contorno dos lábios. Se pretender um visual mais natural, opte por uma cor idêntica ao seu tom de lábios natural. Tons mais claros ou mais escuros que o seu serão sempre mais destacados e dependerão sempre do visual final que pretende. Tenha em conta, também, que o seu tom de pele e a própria roupa que vai usar, influenciam muito a forma como o batom vai ser visto no final do processo.
Comece por aplicar o batom na parte central dos lábios e passe depois às extremidades. Certifique-se que não ultrapassa o contorno que fez anteriormente.
Para retirar qualquer excesso de batom e evitar que suje os dentes, coloque o dedo indicador na boca e feche-a, puxando o dedo para fora de forma rápida. Isto retirará os excessos que possam ter ficado no interior dos lábios e que podem depois espalhar-se.

 

Texto criado a partir de conteúdos de:

http://www.covergirl.com/makeup-tips/how-to-apply-makeuphttp://www.glamour.com/beauty/2011/05/perfect-makeup-8-super-easy-steps-for-looking-flawless-fasthttp://www.realsimple.com/beauty-fashion/makeup/how-to-apply-makeup-00000000053298/