Como acabar com formigas na cozinha

publicidade

Todos já passámos, em algum momento, pela frustração que é ter a nossa cozinha invadida por formigas. Infelizmente, morar num apartamento também não é impeditivo que as nossas amigas formigas nos venham visitar. Isto acontece porque a espécie de formiga que habita as cidades é diferente e alimenta-se também de açúcares e proteínas.

Dito isto, certamente já vos aconteceu gastar imenso dinheiro em insecticidas que deixam a casa com aquele cheiro muito pouco agradável e, não poucas vezes, até um sabor estranho na boca quando se respira. Não sei como é com vocês mas é inevitável deixar de pensar que não pode ser muito saudável estar constantemente a encher o sítio que habitamos de químicos e, por isso mesmo, decidimos procurar soluções que outras pessoas já utilizaram para este problema e que acabam por ser mais baratas e não prejudiciais para quem habita em casa.

Deixamos aqui algumas sugestões sobre como acabar com as formigas de forma natural.

1 – Vinagre

O vinagre é um conhecido desinfectante e pode ser usado em inúmeras situações em casa. No caso, pode usá-lo também para acabar com as formigas na cozinha. Após ter lavado bem o chão da cozinha, aplique no chão vinagre branco, com um borrifador, espalhando-o uniformemente. Pode aplicar também nas janelas e locais como a bancada da cozinha ou outros sítios onde perceba que as formigas têm tendência por entrar para a cozinha.

2 – Sumo de limão

Aplique da mesma forma que em cima explicamos relativamente ao vinagre. Pode também aplicar em zonas que fiquem ao ar livre. O odor cítrico incomodará as formigas e fará com que se afastem.

3 – Cravo e Canela

Pode experimentar usar apenas um dos ingredientes ou juntá-los. Coloque o Cravo ou a Canela em pequenos recipientes sem tampa e espalhe em pontos estratégicos da cozinha. Os óleos essenciais que ambos contêm acabarão por afastar as formigas de forma natural. É importante renovar o conteúdo dos recipientes a cada duas semanas para que se mantenha eficaz.

4 – Cascas de limão e Laranja

Ambas as cascas têm um efeito de afastamento nas formigas. As cascas de ambos os citrinos funcionam muito bem dentro de recipientes como o açucareiro ou outros onde perceba que aparecem mais formigas.

5 – Vaselina

A vaselina pode ser um óptimo aliado no combate às invasões de formigas. Se tem recipientes como fruteiras, açucareiros e bebedouros de água de animais, que sejam frequentemente atacados por formigas, experimenta untar as bordas dos recipientes com vaselina.

6 – Pimenta e borras de café

Comece por fazer uma solução com água e detergente (50/50 ) e passe abundantemente nas janelas e locais de entrada das formigas ( frestas, rachas na parede, etc ). De seguida, espalhe as borras de café nestes locais cobrindo-os. Pode usar também pimenta cayena mas se tem animais e crianças em casa é preferível usar a solução com borras de café.

7 – Óleo de Hortelã e pimenta

É muito simples de usar e deixa a casa com um cheiro muito agradável. Use um borrifador e espalhe o óleo quer nas bacias da cozinha como em locais como frestas de janelas e portas.

Claro que, para que qualquer uma das soluções funcione, é indispensável que mantenha a cozinha limpa e que não deixe restos de lixo ou comida espalhados.

 

publicidade